Ministério da Saúde lança agenda com ações para a equidade de gênero e resposta a infecções e doenças em mulheres vulnerabilizadas

O Ministério da Saúde lançou, no início de dezembro, a Agenda Nacional Prioritária para o Enfrentamento a HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais, HTLV, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis em Mulheres Vulnerabilizadas. O documento orienta a implementação de ações prioritárias focadas na garantia dos direitos humanos e na eliminação dessas infecções e doenças como problemas de saúde pública até 2030. A pauta, que esteve em consulta entre 15 a 27 de maio deste ano, contou com mais de 90 contribuições da comunidade na aba Participa + Brasil, do governo federal. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo a pasta, "a agenda reafirma o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com seus princípios fundamentais, especialmente a universalidade, a equidade e a integralidade da atenção". A abordagem do projeto deve ser interseccional, considerando como a interação de múltiplas dimensões identitárias agrava as vulnerabilidades e limita o acesso a recursos e direitos. 

– A construção da Agenda é fruto de um processo coletivo e participativo, contando com a colaboração ativa de gestores(as) municipais e estaduais, profissionais da saúde, sociedade civil e instituições. Além disso, a participação de redes de mulheres, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, foi e será essencial neste trabalho – afirma Pâmela Gaspar, coordenadora-geral de Vigilância de ISTs do MS.

A partir desta agenda, as Secretarias Estaduais/Distrital e Municipais de Saúde poderão elaborar ações e estratégias que respondam localmente e contribuam para a resposta nacional, a partir de sugestões de ações que deverão ser discutidas localmente, conforme contexto epidemiológico e social local, e com o envolvimento de diversos atores intra e intersetoriais, equipes técnicas e representantes da sociedade civil de mulheres, principalmente segmentos sociais e comunitários relacionados às múltiplas vulnerabilidades das mulheres.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ação de saúde com testagem rápida para ISTs acontece na Praça Saldanha Marinho nesta sexta-feira Anterior

Ação de saúde com testagem rápida para ISTs acontece na Praça Saldanha Marinho nesta sexta-feira

Vacinação contra bronquiolite para gestantes segue nesta quinta e no sábado em Santa Maria Próximo

Vacinação contra bronquiolite para gestantes segue nesta quinta e no sábado em Santa Maria

Saúde